O Hospital Márcio Cunha (HMC) deu mais um importante passo na ampliação da assistência em alta complexidade ao realizar, pela primeira vez, procedimentos de ablação de fibrilação atrial utilizando o método de mapeamento eletroanatômico. Ao todo, quatro pacientes foram submetidos à técnica, minimamente invasiva, que representa um avanço no tratamento das arritmias cardíacas. A implantação da tecnologia contou com o apoio do médico preceptor, Dr. Marcos França, do Centro de Tratamento de Arritmias, responsável por acompanhar e treinar a equipe do HMC durante a realização dos procedimentos, consolidando a capacitação dos profissionais para a utilização da nova técnica. Os procedimentos foram conduzidos pelos médicos cardiologistas e eletrofisiologistas do Hospital Márcio Cunha, Dr. Raphael Diniz e Dra. Thatiane Olivier Ticom, com participação do anestesiologista Dr. Lucas Etiene, do residente em anestesiologia Igor Melo, dos técnicos de enfermagem Francielle Amarinho, João Santana, Luiz Gustavo, Tatiane Souza e Viviane Barbosa, além da equipe da Syncrony Heart.
Segundo o Dr. Raphael Diniz, o método eletroanatômico oferece maior precisão durante a intervenção. "Essa tecnologia veio para auxiliar na realização da ablação de diversas arritmias. Ela utiliza um mapeamento tridimensional em tempo real do coração, integrando a imagem com os sinais elétricos captados durante o procedimento. Com isso, é possível formar uma representação em três dimensões no computador, que orienta o médico com muito mais precisão", explica. O especialista destaca que a inovação proporciona benefícios importantes, tanto para a equipe médica quanto para os pacientes, permitindo realizar a ablação com mais eficiência, segurança e melhor resolutividade, aumentando as chances de sucesso do tratamento.
A cardiologista eletrofisiologista do HMC, Dra. Thatiane Ticom, ressalta que a incorporação da tecnologia representa um importante avanço para a assistência cardiovascular oferecida pelo hospital. "Essa tecnologia permite uma visualização muito mais detalhada da anatomia cardíaca e dos circuitos elétricos responsáveis pelas arritmias, tornando o procedimento mais preciso e seguro. Além disso, contribui para reduzir a exposição à radiação e aumenta a efetividade do tratamento, proporcionando mais qualidade de vida aos pacientes", afirma. A fibrilação atrial é a arritmia cardíaca sustentada mais comum na população e pode provocar sintomas como palpitações, falta de ar, cansaço, tontura e aumentar significativamente o risco de acidente vascular cerebral (AVC). A ablação é indicada para pacientes selecionados e consiste em eliminar, por meio de cateteres introduzidos pela circulação sanguínea, os focos responsáveis pela alteração do ritmo cardíaco, sem necessidade de cirurgia aberta. Com a realização dos primeiros procedimentos utilizando o sistema de mapeamento eletroanatômico, o Hospital Márcio Cunha reforça seu compromisso com a inovação e a oferta de terapias modernas. O HMC é um hospital geral de alta complexidade com mais de 60 anos de atuação, 558 leitos e atendimento a mais de 1,6 milhão de habitantes de 87 municípios mineiros. Foi o primeiro hospital do país a ser acreditado em nível de excelência (ONA III) e está classificado pela revista Newsweek, por sete anos consecutivos, entre as melhores unidades hospitalares do Brasil.