Ipatinga inicia nova etapa de recuperação das áreas atingidas pelas chuvas com obras de contenção e 41 moradias para famílias afetadas
Intervenções começaram pelo bairro Iguaçu e também serão executadas no Limoeiro; investimentos incluem 9,8 milhões de reais em contenção e 6,15 milhões de reais em unidades habitacionais; licitação para novas obras está em andamento
PMI
A Prefeitura de Ipatinga iniciou uma nova etapa da recuperação das áreas atingidas pelas fortes chuvas de janeiro de 2025. As obras de contenção de encostas começaram pelo bairro Iguaçu e também serão executadas no Limoeiro, atendendo uma demanda antiga dos moradores por mais segurança. As intervenções fazem parte de um conjunto de investimentos que inclui a construção de 41 moradias para famílias afetadas pelos temporais e novas obras de prevenção em áreas de risco. Os serviços são viabilizados com recursos captados junto ao Governo Federal pela Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã.
A empresa responsável pelos serviços já foi contratada. A obra na Rua Carajás, no bairro Iguaçu, está em andamento. Na sexta-feira (03/07), foi iniciada a mobilização para o começo dos trabalhos na Rua Tupis, também no bairro Iguaçu. Na sequência, será executada a contenção da encosta na Rua Nossa Senhora Aparecida, no bairro Limoeiro, conforme o cronograma estabelecido. As intervenções incluem obras de contenção de encostas às margens das vias públicas, em locais que sofreram processos de instabilidade provocados pelo elevado volume de chuvas registrado em janeiro de 2025. Com a execução dos serviços, o município busca estabilizar os terrenos, reduzir o risco de deslizamentos, preservar a infraestrutura pública e garantir condições adequadas de mobilidade e segurança para moradores, motoristas e pedestres.
Além das obras já iniciadas, Ipatinga avança em outros projetos estruturantes viabilizados por recursos captados pela Defesa Civil Municipal. Entre eles estão as obras de contenção de encostas na Rua Francisca Constâncio, no bairro Bom Jardim, e no Beco 3 da Rua Anis, no bairro Esperança. O investimento previsto é de aproximadamente 9,8 milhões de reais, e o processo licitatório está na fase de análise das propostas apresentadas pelas empresas. Outro projeto em andamento prevê a construção de 41 unidades habitacionais destinadas às famílias atingidas pelas chuvas de janeiro de 2025. O investimento estimado é de 6,15 milhões de reais. A licitação está em andamento e a abertura das propostas está prevista para agosto de 2026. Para o prefeito Gustavo Nunes, a conquista dos recursos representa uma resposta concreta às necessidades da população e demonstra o compromisso da administração municipal com a prevenção de novos desastres. "Desde as chuvas de janeiro trabalhamos para buscar os recursos necessários e transformar essa demanda da população em obras. Cada contenção executada representa mais segurança para as famílias, proteção da infraestrutura pública e mais tranquilidade para quem vive nessas regiões. Paralelamente, seguimos captando investimentos para ampliar as ações de prevenção e reduzir os impactos provocados pelos períodos chuvosos em nossa cidade."