Timóteo promove Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado (20) para crianças e adolescentes

Mobilização acontece das 8h às 15h em 11 Unidades Básicas de Saúde e no Vacimóvel, na Praça do Coreto; serão ofertadas vacinas do Calendário Nacional, incluindo poliomielite, meningite, febre amarela, HPV e influenza; cerca de 20% do público-alvo de 16 mil crianças e adolescentes está com caderneta incompleta

Por
3 Min

Timóteo promove Dia D da Campanha de Multivacinação neste sábado (20) para crianças e adolescentes
PMT

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Qualidade de Vida, realiza no próximo sábado, 20 de junho, o Dia D da Campanha de Multivacinação 2026, uma grande mobilização voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos com vacinas atrasadas ou caderneta incompleta. A ação integra a campanha estadual coordenada pelo Governo de Minas Gerais e acontece em todos os municípios mineiros durante o mês de junho. Com o slogan “Na Seleção da proteção, vacina é titular”, a ação será realizada das 8h às 15h nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com sala de vacina: Ana Rita, Primavera, Olaria, João XXIII, Timotinho, Novo Tempo, Ana Moura, Cachoeira do Vale, Alegre, Limoeiro/Recanto Verde e Macuco, e também no Vacimóvel, que estará na Praça do Coreto das 8h às 13h.

Serão ofertadas todas as vacinas do Calendário Nacional de Imunizações (PNI), incluindo doses contra poliomielite, meningite, febre amarela, tríplice viral, HPV, hepatite A e B, varicela, COVID-19, entre outras. A vacina contra a influenza (gripe) estará disponível para toda a população, reforçando a proteção coletiva e ampliando a cobertura vacinal. Segundo dados do Ministério da Saúde, o Brasil enfrenta queda nas coberturas vacinais desde 2015, com índices abaixo da meta de 95% para diversas vacinas infantis. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde aponta que em 2025 a cobertura vacinal contra poliomielite foi de aproximadamente 80%, revelando a necessidade de intensificar campanhas como esta.

Timóteo possui cerca de 16 mil crianças e adolescentes menores de 15 anos, dos quais aproximadamente 20% estão com a caderneta vacinal incompleta, o que reforça a importância da adesão ao Dia D. As equipes de saúde estarão preparadas para atender sem agendamento, verificar a situação vacinal de cada criança e aplicar as doses necessárias. A vacinação é uma das medidas mais eficazes para proteger contra doenças, reduzir surtos e epidemias e garantir o crescimento saudável das crianças. A Secretaria Municipal de Saúde reforça que o Dia D é uma oportunidade para que as famílias regularizem a situação vacinal de forma rápida, gratuita e sem burocracia. É fundamental que os responsáveis levem a caderneta de vacinação da criança ou adolescente.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://vale24horas.com.br/.