A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde e do Setor de Regulação, foi selecionada para representar Minas Gerais na 21ª edição da Mostra "Brasil, aqui tem SUS". O evento será realizado entre os dias 12 e 14 de julho, em Porto Alegre.
Promovida pelo Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e integrando a programação do XXXIX Congresso de Secretarias Municipais de Saúde, a Mostra tem como objetivo promover o intercâmbio de experiências exitosas desenvolvidas nos municípios brasileiros no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Troca de experiências e fortalecimento do SUS
A Mostra reúne iniciativas inovadoras que fortalecem o direito à saúde, ampliam a qualidade da gestão pública e contribuem para o aprimoramento dos serviços oferecidos à população. Ao todo, serão apresentados 397 trabalhos de experiências bem-sucedidas de municípios de todo o país. Minas Gerais contará com 40 trabalhos selecionados para apresentação, entre eles o de Coronel Fabriciano.
Projeto "Menos Litígio, Mais SUS"
O município levará à Mostra o trabalho "Menos Litígio, Mais SUS: Comissão de Judicialização na Defesa do Acesso Universal e Equânime", desenvolvido pelo Setor de Regulação. O projeto destaca a atuação da comissão responsável pela avaliação dos casos antes do processo de judicialização, buscando alternativas administrativas e soluções mais ágeis para garantir o acesso da população aos serviços de saúde. A iniciativa fortalece os princípios da universalidade e da equidade do SUS, além de contribuir para um atendimento mais humanizado e eficiente.
Reconhecimento das boas práticas
Para o diretor do Setor de Regulação da Secretaria de Governança de Saúde, Douglas Rodrigues, a participação na Mostra representa o reconhecimento das boas práticas desenvolvidas no município e reforça o protagonismo da cidade na construção de políticas públicas voltadas à melhoria contínua do atendimento à população.
"Esse projeto nasceu da necessidade de tornar mais organizado, rápido e justo o acesso da população aos serviços, medicamentos e tratamentos de saúde, evitando que o cidadão precise recorrer à Justiça para conseguir um direito já garantido pelo SUS. Apresentar esse trabalho na Mostra é um orgulho, porque reconhece um trabalho feito com compromisso, responsabilidade e dedicação de toda a equipe de saúde do município", afirmou.
Compromisso com a saúde pública
A seleção do trabalho evidencia o compromisso da Gestão Novos Tempos no Caminho Certo com a promoção de uma saúde pública mais eficiente, humanizada e acessível, pautada no acolhimento, na escuta ativa e no cuidado com os usuários da rede municipal de saúde.