Pesquisa aponta que 75,7% dos lojistas do Vale do Aço esperam aumento nas vendas para o Dia das Mães

Data é uma das mais importantes para o comércio regional; horário de funcionamento será ampliado por meio de Convenção Coletiva de Trabalho

Por
2 Min

Pesquisa aponta que 75,7% dos lojistas do Vale do Aço esperam aumento nas vendas para o Dia das Mães
Luan Filipe

O comércio do Vale do Aço está otimista para o Dia das Mães 2026. Pesquisa realizada pelo Sindcomércio Vale do Aço com empresários e gerentes de Coronel Fabriciano, Ipatinga e Timóteo aponta que 75,7% dos lojistas esperam crescimento nas vendas, sendo que 32,7% projetam alta superior a 20%. O levantamento ouviu principalmente pequenos negócios – 91,6% dos respondentes são estabelecimentos com até cinco funcionários.

A expectativa positiva acompanha uma tendência estadual. Em Minas Gerais, segundo a Fecomércio MG, 56% dos comerciantes acreditam que as vendas para a data superarão as de 2025. O Dia das Mães impacta 98,5% do varejo mineiro e mantém forte apelo emocional junto aos consumidores.

No Vale do Aço, 43% dos lojistas estimam crescimento entre 10% e 20%. Para atender à demanda, 77,6% dos comerciantes afirmam que vão ampliar os estoques – 40,2% de forma moderada e 37,4% de maneira mais significativa. As principais estratégias de venda são descontos (39,3%), melhorias na experiência do cliente (29,9%) e promoções (23,4%). O comércio digital também ganha espaço: 45,8% dos empresários esperam que as vendas online representem entre 20% e 50% do total, e 29% acreditam que possam ultrapassar a metade das vendas no período.

Apesar do otimismo, 71% dos entrevistados avaliam que o cenário econômico atual não favorece as vendas, e os principais desafios apontados são a alta de custos (48,6%), a inflação (25,2%) e a concorrência acirrada (24,3%). Em resposta, 78,5% das empresas afirmam investir em inovação e novas tecnologias para impulsionar os resultados.

“O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio. Mesmo diante de um cenário desafiador, o empresário tem se preparado melhor, investindo em estoque, tecnologia e estratégias de venda”, afirma o presidente do Sindcomércio Vale do Aço e vice-presidente da Fecomércio MG, José Maria Facundes.

Horário especial na véspera
O Sindcomércio oficializou as Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs), resultado de negociação com os sindicatos laborais, que permitem a ampliação do horário de funcionamento. As lojas de Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo poderão funcionar na sexta-feira (08/05), das 9h às 20h, e no sábado (09/05), das 9h às 17h. Empresas interessadas devem solicitar a Certidão de Regularidade com 48 horas de antecedência pelo e-mail [email protected] ou presencialmente nas unidades da entidade.


Notícias Relacionadas »