Ipatinga está entre os grandes vencedores do XIII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE) , anunciado nesta terça-feira (7) em Belo Horizonte. O município conquistou o primeiro lugar na categoria Empreendedorismo na Escola com o projeto "Feira Empreendedores do Futuro" , uma política pública estruturada a partir da implantação do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae nas escolas da rede municipal. A iniciativa tem como foco desenvolver competências e comportamentos empreendedores, preparando crianças e jovens para solucionar desafios reais do futuro.
Além de Ipatinga, outros dois municípios atendidos pela Regional Rio Doce e Vale do Aço do Sebrae Minas também se destacaram: São Gonçalo do Rio Abaixo alcançou o segundo lugar na categoria Empreendedorismo Rural, e Alvarenga ficou em terceiro na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente.
Ao todo, mais de 360 projetos de 248 municípios mineiros participaram desta edição, consolidando o prêmio como uma das principais iniciativas de reconhecimento à gestão pública voltada ao fortalecimento dos pequenos negócios. Na etapa final, 27 iniciativas de 23 municípios chegaram à fase decisiva, evidenciando a diversidade de soluções desenvolvidas em diferentes regiões do estado.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, destacou a importância do protagonismo municipal. “Os projetos reconhecidos no PSPE reforçam que, quando as cidades criam um ambiente favorável para os pequenos negócios, elas geram emprego, renda e transformam a realidade local.” O governador de Minas Gerais, Mateus Simões, também participou da cerimônia e fez uma reflexão sobre o empreendedorismo como ato de assumir responsabilidade e resolver problemas.
A premiação ocorreu durante a abertura do Delta Forum’26, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte, para mais de 650 convidados. O PSPE visa conhecer, reconhecer, valorizar e disseminar as boas práticas das gestões públicas municipais de estímulo ao empreendedorismo e aos pequenos negócios.