Timóteo comemora uma redução significativa nos casos de arboviroses, como dengue, zika e chikungunya. Em 2025, o município registrou 355 notificações, um número drasticamente menor em comparação aos anos anteriores, quando epidemias ultrapassaram 9 mil casos.
A queda é atribuída a uma série de ações preventivas adotadas pela Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida. Entre as medidas estão a intensificação de mutirões de limpeza, o reforço no monitoramento de áreas vulneráveis e uma mudança na metodologia de trabalho dos agentes de endemias, que agora atuam em grupos com supervisão direta em zonas prioritárias.
A capacitação contínua dos profissionais também foi ampliada, e mais de 50 agentes concluíram o Curso Técnico de Agente de Combate às Endemias. Além disso, o município passou a oferecer a vacina de dose única contra a dengue em localidades prioritárias.
Os resultados já podem ser medidos. O primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes (LIRAa) de janeiro de 2026 apontou um índice de infestação de 2,1%, ante 4,7% no mesmo período do ano passado. Embora ainda represente risco médio, a queda mostra eficácia nas estratégias adotadas.
A diretora de Vigilância em Saúde, Eunice Silveira, reforça a importância da parceria com a comunidade. “Os resultados mostram que estamos no caminho certo. Mas é fundamental que a população continue colaborando, mantendo os quintais limpos e eliminando recipientes que acumulem água.”
O estado de Minas Gerais também registrou uma redução superior a 90% nos casos no início de 2025 em relação a 2024, reforçando a eficácia do trabalho integrado e preventivo.