PUBLICIDADE

Prefeitura de Ipatinga notifica empresa de alimentos

De acordo com a nota da prefeitura, a notificação foi realizada após uma "denúncia sobre um caso isolado de irregularidades sanitárias na alimentação" fornecida pela empresa

PUBLICIDADE

A prefeitura de Ipatinga emitiu uma nota no fim da tarde desta segunda-feira (22) dizendo que notificou a empresa de alimentos responsável para atender o Hospital Municipal Elaine Martins (HMEM) com refeições.

De acordo com a nota da prefeitura, a notificação foi realizada após uma “denúncia sobre um caso isolado de irregularidades sanitárias na alimentação” fornecida pela empresa.

Ainda segundo o executivo municipal, a prefeitura iniciará “imediatamente, nesta segunda-feira (22), minuciosas verificações tanto no refeitório do HMEM quanto na sede da empresa, localizada no bairro Horto”.

Na notificação, ainda segundo a prefeitura, a administração municipal “determinou que a SN Nutri identifique a causa do incidente e apresente medidas corretivas, sempre primando pela transparência e a defesa intransigente do bem-estar dos servidores e de toda a coletividade”.

Confira a nota da Prefeitura na íntegra:

Após tomar conhecimento de denúncia sobre um caso isolado de irregularidades sanitárias na alimentação fornecida pela Social Nutri Refeições Coletivas Ltda – SN Nutri, concessionária contratada para atender o Hospital Municipal Elaine Martins (HMEM) com refeições, a Prefeitura de Ipatinga tomou a iniciativa de notificar a empresa e iniciar imediatamente, nesta segunda-feira (22), minuciosas verificações tanto no refeitório do HMEM quanto na sede da empresa, localizada no bairro Horto.

A direção do HMEM ressalta que todas as regras de Vigilância Sanitária são cumpridas diariamente pela equipe de nutrição responsável pelos alimentos fornecidos aos pacientes e funcionários, sendo que todos os produtos passam por um controle rigoroso de fiscalização quanto ao acondicionamento e à temperatura.

A SN Nutri fornece a alimentação desde 2017, quando venceu a licitação para prestação do serviço no HMEM e também na UPA. Desde então, é a primeira vez que tal incidente do gênero chega ao conhecimento da direção do hospital, que está agindo em todas as frentes para apurar a situação e sanar os problemas identificados.

Em notificação, a Prefeitura determinou que a SN Nutri identifique a causa do incidente e apresente medidas corretivas, sempre primando pela transparência e a defesa intransigente do bem-estar dos servidores e de toda a coletividade.

A Administração do Hospital Municipal também solicitou análise microbiológica de amostragem de todas as preparações servidas no jantar do dia 21 de novembro, data da relatada ocorrência, e comprovantes do controle de temperatura dos alimentos e dos equipamentos, tanto do preparo quanto do transporte e distribuição, além do comprovante de controle de pragas no prazo de 24 horas.

O secretário de Saúde, Cléber de Faria, assegura que, também por determinação expressa do chefe do Executivo, o caso está sendo acompanhado com toda seriedade e celeridade que o tema exige. “Todas as providências foram tomadas e estamos atuando firmemente na fiscalização e apuração dos fatos, para que a situação seja resolvida e qualquer irregularidade sanada. Prezamos pela saúde dos funcionários, pacientes e acompanhantes, e a garantia de uma alimentação saudável e sanitariamente segura faz parte deste processo”, reforçou.

A Administração Municipal reforça que realiza uma apuração transparente e mantém informado inclusive o sindicato que representa os servidores municipais.

Social Nutri

A SN Nutri informou que está providenciando toda a documentação solicitada pela Prefeitura e adiantou em depoimento que a empresa segue rigorosamente todas as regras sanitárias. Sendo que o alimento especificado na denúncia passa por um processo de cocção de pelo menos 3 horas, em uma temperatura de 180º, o que impossibilita a ocorrência descrita pela denúncia.

PUBLICIDADEspot_imgspot_img

Notícias relacionadas

PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADEspot_imgspot_img
PUBLICIDADEspot_img
PUBLICIDADE